top of page

Caraterização da Instituição

O Infantário da Rainha Sílvia é uma Valência do Hospício Princesa Dona Maria Amélia - Fundação de Solidariedade Social - com sede na cidade do Funchal, instituída pela Imperatriz do Brasil, Dona Amélia, Duquesa de Bragança.

Neste sentido, o Infantário funciona com a Valência de Creche e Jardim-de-Infância, desde setembro até julho. O horário de funcionamento está estabelecido entre as oito horas e as dezoito horas e meia. Está adaptado para receber cento e trinta e sete crianças, distribuídas por oito salas, organizadas da seguite forma:

 

 Sala

 

 

  Capacidade                      

 

Idade

Berçário 1                           

12 crianças

5 aos 12 meses

Berçário 2

15 crianças

12 aos 24 meses

Sala 1

15 crianças

24 aos 30 meses

Sala 2

15 crianças

24 aos 30 meses

Sala 3

15 crianças

24 aos 30 meses

Sala dos três anos

25 crianças

3 anos

Sala dos três anos

25 crianças

3 anos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No que diz respeito às instalações do Infantário, estas são de arquitetura moderna e funcionam num edifício constituído por dois pisos, situado nas costas do edifício central do Hospício.

 

Assim, o primeiro piso, onde se situam a entrada principal do Infantário e o gabinete da diretora pedagógica, está dividido em dois sectores: no primeiro sector, encontram-se a sala do primeiro berçário e uma sala de segundo berçário; no segundo sector, encontram-se uma sala de segundo berçário e uma sala de transição.

 

Cada um dos sectores tem, ainda, duas salas polivalentes para atividades, uma casa de banho para as crianças, uma copa de leite, dois dormitórios, uma sala de cacifos e outra para arrumação de roupas e/ou material necessário.

 

Relativamente ao espaço exterior, neste encontra-se um parque para as crianças, uma lavandaria geral para toda a instituição, uma quinta, uma secretaria que funciona no edifício central do Hospício e, ainda o Jardim do Hospício.

 

Ainda no primeiro piso, há um corredor central com um polivalente que serve, para além da receção das crianças mais velhas, para atividades variadas, uma casa de banho para adultos, uma sala de reuniões do pessoal e um refeitório.

 

No segundo piso, funcionam também dois sectores: no terceiro sector, ficam duas salas de transição, dois dormitórios, uma sala polivalente, uma casa de banho para as crianças e outra para os adultos, dois compartimentos para arrumação e um vestiário para apoio das crianças; no quarto sector encontram-se duas salas para as turmas de três anos, é constituído por uma casa de banho para as crianças e outra para os adultos, um quarto de arrumos e três dormitórios.

 

No bloco central do rés-do-chão existem: uma cozinha, cinco dispensas, um refeitório para as crianças destes dois sectores e uma sala para o pessoal.

 

No que diz respeito à população escolar, a instituição situa-se no centro da cidade do Funchal, logo, as suas principais referências são urbanas.

 

No entanto, apesar da grande maioria das crianças ser proveniente do Concelho do Funchal, regista-se a existência de uma percentagem significativa de alunos que não residem neste concelho e que, provavelmente, serão filhos de uma população flutuante, não residente no concelho, mas que lá trabalha. Fala-se dos concelhos de Santa Cruz e de Câmara de Lobos, por exemplo.

 

A população escolar carateriza-se pela existência de diferentes grupos socioeconómicos, mas, no geral, são famílias pertencentes à classe média em que se revela um meio familiar onde as crianças são bem cuidadas e protegidas, com condições favoráveis para o seu desenvolvimento geral.

 

 

A equipa de docentes e não docentes é composta por trinta e dois elementos:

  • Uma Diretora Pedagógica;

  • 8 Educadoras;

  • 16 Auxiliares da Ação Educativa;

  • 2 Cozinheiras;

  • 4 Auxiliares de Serviços Gerais;

  • 1 Administrativa

 

Dentro da comunidade educativa, salienta-se que o Conselho de Administração é constituído por três membros ordinários que, entre si, distribuirem os cargos de Secretário e Tesoureiro, sendo o Presidente o Superior Geral da Congregação da Missão.

 

Por último, o meio envolvente tem também influência, embora indireta, na educação das crianças, constituindo um instrumento de análise para que o educador possa adaptar a sua intervenção com as crianças.

 

O  Infantário encontra-se no centro do Funchal e pertence à freguesia da Sé. Esta freguesia ocupa a parte mais central da cidade, onde se desenvolve a maior atividade comercial, burocrática e oficial. Ali se encontram os mais importantes estabelecimentos comerciais, bancos e a maior parte das repartições públicas.

 

Quanto à arquitetura, pode-se salientar que é a zona que tem a honra de possuir a maior antiguidade na construção de edifícios habitacionais.

 

Uma outra caraterística desta zona é a existência de ribeiras, a de Santa Luzia e a de João Gomes, de pequeno curso durante o verão, mas de considerável caudal na estação de Inverno. A zona é bem servida por águas, onde podemos avistar, no alto da Rua da Conceição e meio da Rua do Bom Jesus, alguns dos mais antigos fontanários que resistiram à nova arquitetura. As ruas são ainda hoje preenchidas de árvores.

 

A instituição conserva as tradições locais e regionais de certos costumes como é o caso dos festejos dos Santos Populares, do Natal, do Fim de Ano, do Carnaval e da Páscoa a que toda a família das crianças poderá assitir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  
bottom of page