top of page

Introdução

No âmbito da disciplina de Iniciação à Prática Profissional I, foi-nos proposta a realização de uma prática de observação/participação, na valência creche.
A prática de observação/participação consiste, como o próprio nome indica, na observação das diversas situações que surgem no decorrer das 10 horas mínimas (repartidas por diversos dias, acordados entre as alunas, a diretora e a educadora cooperante) desenvolvidas na unidade curricular. Contudo, e consoante as regras estipuladas pela educadora, as alunas poderam participar nas diversas atividades e rotinas estabelecidas, desde que autorizadas pela mesma.
Neste sentido, o grupo ficou colocado no Infantário da Rainha Sílvia, localizado na cidade do Funchal.

Esta atividade pressupõe a realização de um relatório reflexivo, no qual deverão ser descritos os momentos mais relevantes da observação, as técnicas utilizadas pela educadora, as rotinas, as respostas das crianças face aos estímulos e todo o processo de educação.

Desta forma, o trabalho está organizado consoante duas dimensões. Na primeira dimensão será feita uma caracterização sintética da instituição em geral, será também apresentada a estrutura organizacional e o enquadramento socioecologico e comunitário. Para além disto, será também apresentada uma caraterização da creche e das diversas salas que esta possui. Por último, desta primeira dimensão fará parte o resultado das observações recolhidas, bem como um comentário crítico, os fatores positivos/negativos e aqueles que deverão ser melhorados.
Na segunda dimensão será feito um registo das atividades na sala de atividades e do ambiente de estimulação, empatia e autonomia, bem como o retrato das relações entre os pares e para com a família.
Por último, o trabalho compreenderá o perfil do educador e as suas competências, bem como fará um balanço das competências adquiridas na realização deste trabalho.

bottom of page